sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Druidas modernos

Quando uso a palavra druida as pessoas com mais de 30 anos têm a tendência de responder de imediato com a palavra Panoramix e de se rirem alarvemente.

O druida Panoramix nas velhinhas histórias do Astérix é na verdade um personagem delicioso e duvido muito que se risse de forma alarve.

Porque a verdade é que quando uso a palavra druida não me refiro a nada imaginário ou arcaico. Não. Refiro-me a pessoas vivas, a movimentos vibrantes de vida e paixão. Pessoas a cujas palavras convém prestar atenção.

Refiro-me a pessoas como John Michael Greer,(cujo blog - The ArchDruid Report é um exemplo de bom senso e inteligência) e Isaac Bonewits (recentemente falecido e que criou o mais eficaz sistema para avaliação da periculosidade de cultos que já vi).

Sei muito pouco a respeito de druidismo, mas orgulho-me de saber um pouco a respeito de pessoas e estes dois (entre outros) são exemplos a seguir.

E se virem alguém a rir-se alarvemente com a ideia de druidas modernos, digam-lhe(s)para parar de ser ignorante(s) e ler o que estes homens têm a dizer