Hoje os Teus fiéis celebram a Tua ressurreição, fazem bandeira da sua “salvação” e enfiam pelas goelas dos outros a Tua Divindade.
Passaram dois mil anos e ainda não Te perceberam.
O que Tu tens de miraculoso não é a Tua Divindade, é o facto de teres decidido viver como um ser humano.
Começaste logo ao nascer a agitar as coisas como um legitimo revolucionário. (alguns chamar-te-iam blasfemador) O Anjo apareceu aos pastores para lhes anunciar o Teu nascimento e as primeiras palavras que lhes disse foi “Não temam”. Percebe-se . Até essa altura todos os contactos com o Divino estavam reservados à casta sacerdotal. Foi um golpe de génio. Um Deus acessível a todos, mesmo aos mais humildes. Um Deus a quem se pudesse olhar de frente.
Foste dando pistas durante a tua infância e juventude (lembro-me especialmente daquela vez em que ainda menino estavas a discutir a lei com os rabis, sentado á porta do templo). Sabias que a polícia do pensamento ia estar de olho em ti a partir dessa altura. E como bom revolucionário esperaste. Esperaste até teres 30 anos. E começaste a tua campanha.
Vais perdoar-me, mas acho a tua mensagem, mais importante que os teus milagres. Sim, eu sei que foram necessários para chamar a atenção das pessoas. Na verdade nada mudou em 2000 anos. Só que hoje em vez de milagres existe a internet, os media e campanhas de propaganda. Tu não tinhas nada disso, portanto tornava-se necessário um milagrezinho de vez em quando para chamar a atenção das pessoas .
Três anos. Penso que nenhum dos teus íntimos nunca esperou que conseguisses pregar durante tanto tempo. E foste presente a três tribunais. Três. Se fosse hoje em dia na Arábia Saudita ou no Estado Islâmico seria apenas um tribunal e a decisão seria tomada numa questão de horas. Mas à 2000 anos e apesar dos seus defeitos o Império Romano era um estado de direito. No fim foste crucificado porque os teus compatriotas acharam que valias menos do que um ladrão. Ou talvez (provavelmente) porque os teus seguidores não estavam muito preocupados contigo porque esperavam que fizesses um milagre e a família e amigos do Barrabás estavam todos ali, a berrar até ficarem roucos.
Penso que a polícia de pensamento da tua época deve ter enlouquecido com a notícia da tua ressurreição. Estou mesmo a vê-los ter um ataque de fúria a pensar que agora já não conseguiam destruir a tua mensagem.
Mas foram criativos. Apropriaram-se da Tua história As bíblias agora são impressas com comentários para que as pessoas engulam aquilo que os padres dizem em vez de pensar por si próprias. Vejo a Tua mensagem conspurcada , deturpada. Vejo facínoras beatificados.
Em 2000 anos nada mudou. E se voltasses serias novamente martirizado.
Se ainda tens algum milagrezinho de reserva, vai pensando em usá-lo porque isto aqui está a mesma merda de sempre.
Despeço-me com amizade, até uma próxima ocasião.